sexta-feira, 20 de setembro de 2019

GRÃOS DE TERRA SOBRE... – Rafael Rocha

Conto inserido no livro “O Espelho da Alma Janela” (2009) agraciado pela Academia Pernambucana de Letras (APL) em 1988, com o Prêmio Leda Carvalho e com Menção Honrosa pela Academia de Letras e Artes de Araguari (MG) no ano de 1986. Dedicado a minha avó materna Lídia Barros de Almeida (In Memoriam)
.........................................
Nós não sabíamos o quanto ela podia ter feito para explicar a vida.
Agora, quando a olhamos perante o vazio das suas lembranças – coisas isoladas em parênteses temporais, intervalos fechados entre duas incógnitas – sentimos entristecidos o enorme tamanho de sua ausência.
Ela vive um espasmo agudo de velhas estrofes, reminiscências do seu tempo e, quantas vezes, a princípio, seus gestos e sua voz trêmula pareciam profetizar novas ações e esperanças. Realmente, se formos observar todas as multidões de orações de seu rosário, na contida solidão de sua alma nonagenária, quem – possuindo-a em prosa e versos – escreveria e contaria sua lenda diante do angustiante massacre do tempo?
Então, sempre poderemos vê-la, perdida e esquecida em algum lugar espaço da casa. Às vezes, deglutindo para si mesma, sonhos de uma espécie fantasiosa, os quais não somos dignos de conhecer. 
A mania de gritar em nossos ouvidos uma riqueza material nunca existente, ou ainda, de dar-nos as boas-vindas e inquirir de cada um de nós do tempo, da saúde, do trabalho, da família e, por incrível que pareça, dos nossos amores.
Seu corpo teima em viver. Seu cérebro, hoje fútil, quase sempre esquece o fio da meada e estaciona em algum ponto imaginário de sua vida vagarosa, apertada entre o quarto e um pedaço de sala, na escuridão para sempre dos seus olhos pequenos.
 Foi preciso, portanto, nosso crescimento vir a ser mental para o nosso espaço unidade comungar de tudo o que se passava dentro dela. Em primeiro lugar, notamos o pensamento vivo e ignóbil de nossos cérebros de que ela sempre tinha sido a mesma, assim velha e enrugada, deslizando para uma esclerose compacta das artérias. 
Nem sequer pensamos: um dia ela também brincara com algumas bonecas de pano. Nunca imaginamos: sua carne também teve desejos de sexo. Nem chegamos a crer: seus olhos também derramaram lágrimas por causa da morte e, por dores da vida, seus lábios sorriram com sua primeira criança chorando em seus braços. Nunca acreditamos em nada do que ela nos contara.
Mas nessa nossa estúpida qualidade de quem possui oportunos meios de viver, ouvir, ver, gritar, correr e amar nas pressas deste século, e, também apressadamente, tentar transformar o mundo, hoje vimos seus gestos e ficamos estupefatos a pensar antecipadamente no futuro de nós mesmos.
Estúpidos, não vimos por onde acreditar que essa carne flácida, enrugada, feia e velha, teve um dia o desabrochar da menina-moça e a suavidade veludo perfume da amante.
 Então, nesse princípio de entendimento, quando chegamos a ver o quanto ela representa de humano, quando observamos que sua presença dentro do nosso mundo ainda é uma presença de carne e respiração como a nossa e não uma alegoria simbólica do passado - mas uma presença concreta de nome e gestos mortais - acreditamos em sua revelação de vida.
Realmente, pareceu aos nossos olhos e ouvidos que esse entendimento, mesmo tardio, tornou-se, ele mesmo, uma construção erguida por sua presença de carne e espírito.
E, assim, quando naquela tarde de setembro, seu corpo passou rente aos nossos, buscando refúgio em uma das poltronas da sala, com as mãos apalpando as paredes e os móveis, sem pedir ajuda a nenhum de nós, quando a vimos sentada, estávamos tão vivos dentro do seu silêncio, que ficamos aterrorizados quando ela nos disse:
“É muita terra lá no quarto. Muita terra. Muita...”
Como nossas bocas não pronunciaram palavras, assustadas com aquela interrupção dos nossos instantes de seres presos a um colóquio de sonhos interiores, ela teimou em continuar falando e, a partir daí, sentimos sua presença tão igual à nossa no túnel do tempo:
“Acordei coberta de terra. Tive de balançar o lençol da cama para poder me levantar. Da cabeça aos pés coberta de terra. Vocês têm de achar um jeito de limpar o quarto. Ele está cheio de terra. Muita terra.”
Assustados, olhamos uns para os outros. Tudo que ela falara tomou uma forma ágil de pássaro. Algo assim como uma premonição vaga, porém concreta, de um fim em começo, igual à carne se envilecendo e, aos poucos, caindo como poeira de dentro de suas vestes, mostrando o esqueleto numa órbita fixa de satélite a planeta, mistifório de estrelas ao epílogo do ciclo vital.
Saímos de casa e fomos para a rua. Não nos olhamos mais e parecia que estávamos vendo a vida de cada um saindo do corpo indivíduo. Observamos que nossos pensamentos eram uns dos outros e não próprios a cada um.
Quando voltamos da rua e entramos em casa, ela ainda permanecia sentada na mesma poltrona, não sabemos dizer se mais certa com seus pensamentos, puxando e repuxando com o polegar e o indicador da sua mão direita, uma mecha de fios prateados da cabeleira que deslizava e se enrolava, deslizava e se enrolava de forma quase contínua sobre a sua orelha e a sua face.
Nos outros dias, nossos pensamentos estavam bem mais ligados a todos os comezinhos gestos dela. Ligamos a ela de tal forma nossas individualidades que os reflexos dos nossos pensamentos saltitavam nas paredes da casa e, como em um cinema, ficamos estáticos assistindo a sua história. À noite, nossos olhos observavam seus gestos procurando o sono, ouvíamos suas conversas com pessoas invisíveis dentro do quarto, suas canções dos tempos de outrora perturbando a nossa letargia de seres vivos.
A pergunta que mais nos fazíamos era apenas uma: “Quem está vivo e quem está morto?”
Nós, que de há muito tínhamos desacreditado em Deus, ficamos espantados com o retorno de milhares de subdivindades à nossa casa.
Ela rezava as ave-marias de modo tão ininterrupto que o quarto se enchia de anjos e tresandava a velas de igreja.
Porém, não achamos justo reclamar de nenhum desses fatos, mesmo quando a ouvíamos, quase aos gritos, pedir perdão por todos os pecados de sua vida, girando velozmente os dedos pelas contas do rosário em busca de uma ave-maria mais poderosa que todas ou de um salve rainha mãe de deus que lhe abrisse as portas da morada celeste.
Um dia houve quando a surpreendemos num colóquio com a parede do quarto. Falava de sua inutilidade.
Falava de sua solidão.
Chamava pessoas cujos nomes nos eram estranhos. Fantasmas de sua remota infância talvez estivessem desfilando perante ela. Rostos que só ela teve oportunidade de conhecer. Sabíamos de sua cegueira, mas ela estava vendo com os olhos da memória e suas conversas com a parede do quarto deviam receber respostas, pois existia uma continuidade assombrosa de questões debatidas.
Ouvimos sua oração para uma subdivindade feminina protetora dos cegos e o seu pedido de retorno da visão para voltar a pregar botões em camisas de brim, costurar camisas para os rapazes da rua onde morava, alinhavar calças e ternos de linho, acertar o acabamento final em palas e bainhas numa velha máquina de costura Singer.
E, depois, como se uma enorme pedra desabasse sobre o seu corpo, vimos seus dedos rodopiando nas contas do rosário e uma oração sem nome chegou aos nossos ouvidos.
Ficamos transidos de medo, ouvindo sua voz trêmula chamando a morte. 
E, então, quando resolvemos voltar à quadra da infância, vimo-nos garotos em volta de seu corpo de matrona risonha, a nos ofertar, ao pé da velha máquina de costura, carretéis de madeira outrora cheios de linhas coloridas, caixas vazias de sapatos, onde amarrávamos barbantes para arrastar pelos corredores de sua casa automóveis e trens imaginários, como hoje ela puxa suas recordações através de uma longa teia de lembranças, em ligação íntima à sua crença cristã na vida eterna, e ao seu temor humano dos sete palmos abaixo dos grãos da terra.

GARGALHADAS – Rafael Rocha

Do livro “Marcos do Tempo” – 2010
............................
Amada, quando a dor bater em tua porta
Tenta lembrar de mim e gargalhar comigo
Recordando os instantes das desditas
Acabadas em anseios gloriosos

Nos teus momentos de escuridão
Recorda de mim e deixa o riso voar
Lembrando quando eu dizia que teus olhos
De tão pequenos eram pétalas de flores desconhecidas

Amada, quando ficares sem meu corpo
Não deixe as lágrimas deslizando na face
Ria, pois a tua risada sempre foi para mim
Uma das ganâncias maiores de minha vida

Em qualquer lugar onde eu ficar, amada
E escutar teu riso cristalino
Estarei dinâmico e buliçoso
E transformado em vento virei rir contigo