sábado, 11 de janeiro de 2020

ANDANÇAS – Rafael Rocha

Quinto capítulo do livro homônimo lançado em 2018
........................
TIO E SOBRINHO

- O que é que tens, Otaviano?
- Tô com um troço. Negócio chato cá dentro.
- Tio João está aqui. Fala comigo. É caso de mulher, é?
- Mais ou menos. Mais ou menos... Não sei se você pode ajeitar não.
- Fala pra mim! Conta! Abre o coração! Galopa no pasto que as éguas abrem as pernas, meu filho.
- É coisa diferente, tio João. É coisa diferente.
- Olhe, tenho uma coisa pra contar. Mas só falo quando tu falar primeiro, visse? Vai, abre a veia, menino!
- É aquela filha do padre. A filha do padre. Logo eu ficar biruta pela filha do padre. Conhece o padre?
- O padre Dicá? Claro que conheço! E o que tem a filha dele, hein? Que é que a filha dele tem pra te deixar assim como uma vaca sem conseguir colocar as crias pra fora da barriga?
- Tô querendo ela. Mas a cabrita é diferente. Não é igual àquelas quengas não, visse? Como eu vou meter na filha de um padre, hein, tio?
- Tá bom, tá bom... Quer dizer que você tá querendo um ajeitado com a menina Madalena, é?
- Isso! Mas com ela o ajeitado é diferente. Não sei o que fazer e já estou perdendo as precatas com essa merda!
- Que língua! É preciso ficar assim engasgado com uma coisa tão fácil de ajeitar?
- Fácil de ajeitar? O senhor pensa que é só eu chegar na igreja e dizer ao padre que tô com o diabo no couro pra fazer um fru-fru com a cabrita adotiva dele e que ele deve me dar licença pra eu esfriar esse sol pior do que sol secando o Pajeú? É fácil, tio?
- Difícil não é. É complicado, mas não é difícil. Tem jeito.
- Tem jeito? Que jeito?
- Casando com ela. Casando, leva ela logo pra cama e na cama toda mulher tem de ser quenga, entre quatro paredes, isso. Claro que não vai ser igual. Você terá de ensinar muita coisa pra ela. É como sair correndo atrás de um boi. Pega ele pelo rabo dá uma virada e já era o boi...
- Tio João! Tio João! O senhor só viveu metendo nessas quengas. Não sabe nada de filha de padre, sabe?
- Você vai ficar surpreso, Otaviano! Vai ficar surpreso! Este seu tio João não nasceu ontem não.
- Mas é difícil...
- Deixa de falar do difícil. O padre Dicá me procurou de tarde na feira. Ele perguntou se era verdade que você tinha falado de casamento à menina dele. É verdade?
- Eita, aquilo foi brincando... Foi brincando...
- Porra, se você falou e agora nega quando eu tô querendo ajeitar... Que se há de fazer? Falou em casamento ou não?
- Falei. Falei... Mas ela ficou braba!
- Braba? Ela tá doida pra sair daqui e morar no Recife, sabia?
- Ela me falou... E daí?
- Daí que o padre Dicá disse que ela tinha pensado muito nisso... Muito e muito...
- E...
- Ela quer casar com você, Otaviano! Quer casar com você!
- Só com casamento ela dá?
- Só casando! Só casando que ela vai dar! E eu tô achando certo! Afinal ela não é igual às quengas que tu conhece, é?
- E você tá de conluio? Tá? Diga. Tá ou não tá?
- De conluio não, que não sou comadre nem coiteiro. Disse que era bom. Casar. Morar no Recife. Os dois. Lá se tem futuro, pois aqui...
- E já estou no meio disso, é? Você me colocou prontinho para casar com ela, foi?
- Foi!
- Merda! Que grande merda, tio João! E depois como é que eu fico? Casado e com tantas por aí querendo se enfiar na minha vara, hein?
- Você começou o brinquedo. Foi você, menino. Você sozinho.
- Tá bom, tá bom. Comecei brincando e deu nisso. Mas aquela cabrita só dá casando, é?
- Só dá casando! Olha, Otaviano, a vida é assim mesmo. Você não fica preso no cercado não. Cavalo amarrado também come. O Recife tá assim de rapariga e ela como sua mulher tem de ser recatada. Você é o homem.
- Isso é vera...
- Isso! Você é o garanhão. Não pode ficar parado numa só não. O certo é assim. Você casa com ela. Vai morar no Recife. Faz família. E é bom que faça isso logo, pois seu tio aqui já tá com um pé na cova.
- Que é isso, tio João? Nada disso. O senhor ainda vai ver meus filhos, ora se vai...
- Então é isso, né? Casa com ela? Casa?
- Se for apenas desse jeito que...
- É apenas desse jeito! 
- Então eu caso. Mas tem de ser logo. Vá dando o jeito que o senhor sabe. Fale com o padre, com ela, com os santos da igreja se for preciso. Se eu tenho de casar pra meter nela, vamos casar logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário