sábado, 2 de dezembro de 2023

TIQUE-TAQUES 1984 - Rafael Rocha

 

Os meus gestos possuem anos.

Meus pés marcaram muitos caminhos.

Escrevi poemas horríveis

e outros que me fizeram chorar.

Muitas gotas de suor deslizaram na carne.

Várias ilusões morreram nas estradas.

Amei e odiei e desprezei e fui triste e alegre.

Vou passando! Muitos outros já passaram!

Cresci em carne e vou me nivelar em terra.

 

Fui prisioneiro de uma casta

dentro das minhas velhas roupas.

E nas ruas anoitecidas das cidades

desperdicei meu esperma nos ventres

e nas bocas das mulheres do mundo.

Perguntei sobre a falta de vulcões ativos

e por qual motivo os terremotos não nos chegam.

Assim criei um grandioso tédio

vomitado como o do bêbado contumaz.

 

Perdi tempo e dinheiro nas grandes lojas.

Deixei de marcar o ponto no trabalho.

Porém, todas as noites eu me sento à mesa

e – acho uma graça isso! – escrevo poemas

que não serão lidos por ninguém.

E agora se tento explicar algo em profundo

essa é apenas minha angústia de viver.

Ser um tolo ou um doente sem remédio

buscando as inúmeras cores das palavras

o tema mais definitivo e mais suave e puro

de meus antigos gestos de herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário